Copyright © Thalita Arruda. All rights reserved.

“O sapato que serve num pé, aperta no outro, e não existe uma receita de vida válida para todo mundo. Cada qual tem sua forma de vida dentro de si, sua forma irracional, que não pode ser suplantada por outra qualquer.”  (Carl Gustav Jung)

www.despertarcriativo.com.br

           Thalita Arruda  Psicóloga de orientação junguiana especialista em arteterapia e expressões criativas

                                                                               CRP: 06/89561  (11)9.7202.3016      

A série Anne with an e disponível no Netflix é baseada no romance Anne de Green Gables. Relata a história de uma orfã que é adotada por um casal de irmãos, eles esperavam um menino, mas recebem uma menina. Já com essa informação a série aborda as diferenças entre ser um homem e uma mulher, mesmo se passando no século XIX, a série desenvolve temas contemporâneos, como bullyng e feminismo. Além de afetos humanos como amizade, raiva, rejeição, amor, empatia.

Um programa para toda a família, Anne with an e é um drama emocionante, em que a rica imaginação de Anne a ajuda a elaborar as dificuldades que vive, ao mesmo tempo em que dificulta algumas relações.

A criatividade, essa força da ordem do não racional, se mantêm viva na vida de Anne, apesar de todas as adversidades, e se torna uma forte aliada para o seu desenvolvimento. Para a psicologia junguiana, um afeto catalisador é aquele que oferece a possibilidade de através dele reconhecer o que se tem de melhor. Ao ser adotada, Anne tem a primeira oportunidade de ser amada e ela não quer perder essa chance. Juntos, afeto e criatividade são os combustíveis que movem Anne a reconhecer seus valores e construir a própria vida.

Anne with an e desperta emoções e sentimentos, os personagens da série nos fazem reviver dramas de nossa própria história, oferecendo uma boa oportunidade para resignificar os acontecimentos. Como diz Anne: “Não é maravilhoso que cada dia possa ser uma aventura?”