Copyright © Thalita Arruda. All rights reserved.

​​​​Para a psicologia analítica de Carl Gustav Jung (1875-1961) o inconsciente é uma fonte iluminadora e criativa, com aspectos que influenciam a consciência. Para que esses aspectos possam ser compreendidos, se formam os símbolos, que são a linguagem do inconsciente, a qual se apresenta por meio de sonhos, imagens e até mesmo palavras. O acesso aos aspectos inconscientes é uma fonte rica para a maturidade emocional e psicológica. Esse confronto permite a abertura para o desenvolvimento e ampliação da consciência.

As técnicas expressivas proporcionam para a pessoa um envolvimento com sua vida interna, seus sentimentos, emoções, memórias, histórias e afetos. Isso ocorre porque através de recursos artísticos (tinta, argila, colagem, histórias, etc) os símbolos do inconsciente são expressados e ganham vida externa. A expressão e o diálogo com essas imagens contribuem para que se encontrem novos jeitos de lidar e olhar para o que há em nós e no outro, resignificando a vida e colaborando para o desenvolvimento psicológico e emocional.

 "...o fato de pintar um quadro o liberta de um estado psíquico deplorável, para que ele lance mão desse recurso cada vez mais que seu estado piora. O valor dessa descoberta é inestimável, pois é o primeiro passo para a independência...o paciente pode tornar-se independente em sua criatividade. Ao pintar-se a si mesmo - digamos assim - ele está se plasmando. O que pinta são fantasias ativas - aquilo que está mobilizado dentro de si. Agora há um sentido novo, que antes lhe era desconhecido: seu eu aparece como objeto, como objeto daquilo que está atuando dentro dele."  (Carl Gustav Jung)


As Expressões Criativas podem ser utilizadas em psicoterapia individual para ampliar o contato com determinado tema, assim como em grupos vivenciais. 


“O sapato que serve num pé, aperta no outro, e não existe uma receita de vida válida para todo mundo. Cada qual tem sua forma de vida dentro de si, sua forma irracional, que não pode ser suplantada por outra qualquer.”  (Carl Gustav Jung)

www.despertarcriativo.com.br

           Thalita Arruda  Psicóloga de orientação junguiana especialista em arteterapia e expressões criativas

                                                                               CRP: 06/89561  (11)9.7202.3016